O Boletim de Balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do dia 17 desse mês, chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Grussaí e Atafona,em São João da Barra; Guaxindiba e Sossego e Gargaú, em São Francisco de Itabapoana; e Imbetiba, Forte, Barra, Aeroporto, Barreto e Lagomar, todas em Macaé; classificadas como impróprias. Quem pretende se refrescar nas praias de Farol de São Tomé pode ficar tranquilo, pois de acordo com o boletim da mesma data, está liberada para banho.
Com o início da alta temporada, muitas pessoas procuram a região litorânea para se refrescar, no entanto, as praias citadas apresentaram coliformes fecais acima do permitido e cabe às prefeituras dispor placas informando sobre a contaminação. A praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresenta resultado superior a 1.000 coliformes fecais, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes.
No período chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Com informações fmanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário