terça-feira, 29 de maio de 2018

Como denunciar preços abusivos nos postos de gasolina durante greve dos caminhoneiros

Os motoristas enfrentam longa filas nos postos de combustível em todo o Brasil e até escassez de gasolina devido à greve dos caminhoneiros
. Preços abusivos nas bombas também são comuns, com donos de estabelecimentos se aproveitando do momento de vulnerabilidade para o consumidor.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) intensificou sua fiscalização nos últimos dias para reprimir a cobrança abusiva nos postos. Em parceria com órgãos de defesa do consumidor, a agência inspeciona locais suspeitos de abuso de preço.

O Procon de Pernambuco lacrou um posto de gasolina no Recife que chegou a cobrar R$ 8,99 pelo litro da gasolina na quinta-feira (24). O dono do posto foi autuado e terá que pagar multa de R$ 500 mil. Outros 4 postos acusados de cobrar preço exorbitante na região metropolitana de Recife também foram autuados e multados. Em São Paulo, um posto foi interditado no bairro Bela Vista por vender etanol com adição irregular de metanol, um produto tóxico.

O consumidor que identificar valores abusivos do litro de combustíveis deve entrar em contato com a ANP e informar o endereço do posto. Os canais de denúncia são: o Fale Conosco do site e o autoatendimento. O telefone é: 0800-970-0267. A ANP ressalta que não interfere na liberdade do mercado e os preços são livres, mas suas ações visam a "proteger o consumidor".

Outro caminho também é acionar a Polícia Militar e fazer denúncia anônima sobre crime contra economia popular, para que o responsável do posto seja conduzido para delegacia, respondendo pelo crime inafiançável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Este Blog foi criado no ano de 2007, administrado por Magnum Silva, 27 anos, Acadêmico em Direito pela universidade Estácio de Sá. E-mail: redacaomgm@gmail.com

.

.