sábado, 7 de julho de 2018

Baleia encontrada morta em praia do interior do estado

Secretaria de Meio Ambiente auxiliou na remoção do mamífero, da espécie Jubarte A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, com apoio da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal e da Guarda Civil, auxiliou uma equipe da empresa Centro de Triagem de Animais Marinhos (CTA) - Serviços em Meio Ambiente, que executa o Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo, na remoção de uma baleia da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae). O mamífero era um juvenil macho de aproximadamente 8 metros, encontrado em estado avançado de decomposição na praia do Açu, em São João da Barra, no início da tarde desta sexta-feira 6.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, uma retroescavadeira foi utilizada para enterrar o mamífero. “Desde que recebemos a informação de que a baleia estava na orla, entramos em contato com a empresa responsável pelo monitoramento de cetáceos no litoral e enviamos uma equipe ao local para contribuir com toda ajuda necessária”, destacou. A empresa CTA informou que, em função do avançado estado de decomposição, não foi possível identificação da causa da morte. O Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) é executado pelo CTA em contrato firmado com a Petrobras para atendimento à condicionante da Licença Ambiental, expedida pelo Ibama.

A área de monitoramento abrange o litoral dos municípios de Conceição da Barra/ES a Saquarema/RJ, totalizando aproximadamente 750 km. As atividades do Programa incluem os serviços de monitoramento, resgate, atendimento veterinário para reabilitação, soltura e necropsia de aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Caso seja encontrado um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, a orientação é acionar a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Este Blog foi criado no ano de 2007, administrado por Magnum Silva, 27 anos, Acadêmico em Direito pela universidade Estácio de Sá. E-mail: redacaomgm@gmail.com

.

.