terça-feira, 23 de outubro de 2018

Caso de meningite confirmado em São Francisco de Itabapoana/RJ

Um caso de meningite foi confirmado em uma criança que estuda na creche municipal C e M Jalily Pinheiro Acruche, centro de São Francisco. Segundo informações do Hospital Manoel Carola, foi confirmado mas ainda resta comprovar qual tipo Meningite viral, bacteriana, fúngica, medicamentosa, carcinomatosa, causada por câncer; inflamatória, a criança foi internada no Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes e aguarda resultado do exame.

Na creche onde esta criança frequenta encontra-se equipe médica da secretaria de Saúde realizando avaliações, buscando dar suporte todas as mães de crianças.

Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção.

Febre alta repentina
Forte dor de cabeça
Pescoço rígido
Vômitos
Náusea
Confusão mental e dificuldade de concentração
Convulsões
Sonolência
Fotossensibilidade
Falta de apetite
Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

Bebês recém-nascidos portadores de meningite também podem apresentar febre, dor de cabeça, vômitos, confusão, rigidez corporal, moleira tensa ou elevada e inquietação. Às vezes, apenas irritabilidade em crianças ou choro fácil, diferente do normal, pode ser um indício de uma meningite.

Na consulta médica

Dependendo da causa, meningite pode levar a complicações mais grave e pode, inclusive, levar o paciente à morte. Por isso, é muito importante que, ao primeiro sinal da doença, você procure um especialista para que ele possa fazer o diagnóstico. Se confirmada a doença, o tratamento deve começar imediatamente.

Na consulta, descreva todos os seus sintomas e tire todas as suas dúvidas. Esteja preparado, também, para responder às perguntas do médico.

Veja alguns exemplos:
Quando os sintomas começaram?
Você teve contato com alguém que estivesse com meningite?
Você tomou todas as vacinas indicadas?
Você faz uso de medicamentos imunossupressor?

Diagnóstico de Meningite

O diagnóstico de meningite pode ser feito pelo especialista tendo como base o histórico do paciente, um exame físico e alguns exames específicos, como: Cultura de sangue, em que uma amostra de sangue do paciente é enviada para laboratório, onde é realizada uma cultura de microrganismos, em especial de bactérias Exames de imagem, como raio-X e tomografias, procurarão por sinais de infecção pelo corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Este Blog foi criado no ano de 2007, administrado por Magnum Silva, 27 anos, Acadêmico em Direito pela universidade Estácio de Sá. E-mail: redacaomgm@gmail.com

.

.